Sintomas de Hipotireoidismo

Os sintomas de hipotireoidismo variam amplamente; algumas pessoas não apresentam sintomas, enquanto outras apresentam risco iminente de vida e coma. Os sintomas do hipotireoidismo são notórios por serem inespecíficos.⠀ Pacientes com hipotireoidismo em tratamento adequado não devem mais ser sintomáticos. Se os sintomas persistirem, é provável que tenham outras causas além do hipotireoidismo.⠀ Sintomas gerais - o hormônio tireoidiano estimula o metabolismo, e a maioria dos sintomas de hipotireoidismo reflete a desaceleração dos processos metabólicos. Os sintomas gerais podem incluir fadiga, lentidão, leve ganho de peso e intolerância a baixas temperaturas.⠀ Pele - O hipotireoidismo pode diminuir a transpiração. A pele pode ficar seca e grossa. O cabelo pode ficar áspero ou fino, as sobrancelhas podem desaparecer e as unhas podem ficar quebradiças.⠀ Olhos - O hipotireoidismo pode causar um leve inchaço ao redor dos olhos.⠀ Cardiovascular - O hipotireoidismo reduz os batimentos cardíacos e enfraquece as contrações do coração. Os sintomas relacionados podem incluir fadiga e falta de ar com os esforços. Além disso, o hipotireoidismo pode elevar a pressão arterial, os níveis de colesterol total e do colesterol ruim no sangue.⠀ Respiratório - Os sintomas podem incluir fadiga, falta de ar com os esforços e diminuição da capacidade de praticar exercícios. O hipotireoidismo também pode causar inchaço da língua, voz rouca e apneia do sono, condição na qual há bloqueio intermitente das vias aéreas durante o sono, causando sono agitado e sonolência diurna. ⠀ Gastrointestinal - O hipotireoidismo retarda as ações do trato digestivo, causando constipação.⠀ Reprodutivo - Mulheres com hipotireoidismo freqüentemente apresentam irregularidades no ciclo menstrual, variando de ciclos ausentes ou infrequentes a ciclos muito frequentes e sangramento intensos. As irregularidades menstruais podem dificultar a gravidez.⠀

- Sorocaba: (15) 3141 3732

- Pilar do Sul: (15) 3278 2684