Obesidade, uma nova pandemia

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo excesso de peso, que está aumentando em prevalência em adultos, adolescentes e crianças, sendo um dos principais contribuintes para problemas de saúde na maioria dos países e agora considerada uma epidemia global.

No Brasil, mais da metade da população brasileira (55,7%) tem sobrepeso e a taxa de obesos no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018 (1 em cada 5 brasileiros é obeso!).

Ser obeso aumenta os riscos de muitos outros problemas de saúde. Também pode dificultar a movimentação, a respiração e outras ações que as pessoas com peso saudável podem fazer com facilidade. Além disso, ser obeso pode ser emocionalmente difícil, porque pode fazer você se sentir envergonhado do seu corpo ou como se não se encaixasse.

O seu Índice de Massa Corporal (IMC) lhe dirá se o seu peso é apropriado para a sua altura e, caso não seja, determinará o grau de excesso de peso – você pode calcular o IMC através do link ou da fórmula abaixo:

IMC = peso corporal (em kg) ÷ altura (em metros) ao quadrado.

● Baixo peso - <18,5 kg / m2

● Peso normal - ≥18,5 a 24,9 kg / m2

● Se o seu IMC estiver entre 25 e 29,9, você estará acima do peso.

● Se o seu IMC for 30 ou maior, você é obeso.

Além de medir o IMC, a medida da circunferência abdominal em adultos avalia a obesidade abdominal. Em geral, uma circunferência da cintura de ≥102 cm para homens ou ≥88 cm para mulheres é considerada elevada e indicativa de aumento do risco cardiometabólico.

SER OBESO DIMINUI A EXPECTATIVA DE VIDA DE UMA PESSOA?

Sim. Estudos mostram que pessoas obesas morrem mais jovens que pessoas com peso saudável. Eles também mostram que o risco de morte aumenta conforme a pessoa é mais pesada. O grau de aumento do risco depende de quanto tempo a pessoa está obesa e de quais outros problemas médicos ela apresenta.

Pessoas com "obesidade central" também podem estar em risco de morrer mais jovens. Obesidade central significa excesso de peso na região do abdômen, mesmo que o IMC seja normal.

QUAIS SÃO OS RISCOS PARA A SAÚDE DE UM OBESO?

Ser obeso aumenta o risco de uma pessoa desenvolver mais de 230 outros problemas de saúde. Aqui estão alguns exemplos:

● Diabetes

● Pressão alta

● Colesterol alto

● Doença cardíaca, incluindo ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial (um tipo de arritmia)

● Acidente vascular encefálico

● Apneia do sono (um distúrbio em que você para de respirar por períodos curtos enquanto dorme)

● Asma

● Trombose venosa

● Câncer (obesidade está associado a 13 tipos de cânceres, como câncer de mama, de endométrio, de cólon, de ovário, de pâncreas e de fígado)

● Gota

● Artrose

● Doença do refluxo gastrointestinal

● Pedra na vesícula

● Gordura no fígado (esteatose hepática)

● Doença renal crônica

● Depressão

● Demência

O QUE CAUSA OBESIDADE?

O que mais aumenta o risco de uma pessoa ser obesa é não ter um estilo de vida saudável. A maioria das pessoas se torna obesa porque simplesmente come demais, faz escolhas alimentares pouco saudáveis e realiza pouca atividade física. Isso vale especialmente para as pessoas que assistem muita TV. Mas há também outras coisas que parecem aumentar o risco de obesidade que muitas pessoas desconhecem. Aqui estão algumas coisas que podem afetar a chance de uma pessoa se tornar obesa:

● Hábitos da mãe durante e após a gravidez - As mulheres que comem muitas calorias, têm diabetes ou fumam durante a gravidez têm maior chance de ter bebês que crescem e se tornam obesos. Além disso, os bebês que tomam fórmulas podem ter maior probabilidade de serem obesos mais tarde na vida do que os amamentados.

● Hábitos e ganho de peso durante a infância - Pessoas com sobrepeso ou obesidade quando crianças ou na adolescência têm maior probabilidade de serem obesas quando adultos.

● Dormir muito pouco - as pessoas que não dormem o suficiente têm maior probabilidade de se tornarem obesas do que as que dormem o suficiente.

● Tomar certos medicamentos - O uso prolongado de certos medicamentos, como alguns medicamentos para tratar a depressão, pode causar ganho de peso. Se você está preocupado com a possibilidade de um dos seus medicamentos ganhar peso, converse com seu médico.

● Certas condições hormonais - alguns problemas hormonais podem aumentar o risco de ficar obeso. Por exemplo, mulheres com uma condição chamada "síndrome dos ovários policísticos" geralmente ganham peso, além de apresentar outros sintomas, como períodos irregulares. Mas as condições hormonais são responsáveis por apenas uma pequena fração dos casos de obesidade.

EXISTEM TRATAMENTOS QUE POSSAM ME AJUDAR A PERDER PESO?

Sim. Existem medicamentos e cirurgias para ajudar na perda de peso. Entenda que os tratamentos para perda de peso não substituem e sim são complementares a dieta saudável e prática regular de exercícios físicos.

O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR OS PROBLEMAS ASSOCIADOS AO EXCESSO DE PESO?

A resposta óbvia é que você pode perder peso. Mas mesmo que a perda de peso não seja possível, você pode melhorar sua saúde e reduzir seu risco se:

● Torne-se mais ativo - Muitos tipos de atividade física podem ajudar, incluindo caminhar. Você pode começar alguns minutos por dia e adicionar mais à medida que se fortalecer e aumentar sua resistência.

● Melhore sua dieta - é saudável ter refeições regulares, comer porções menores e não pular refeições. Evite doces e salgadinhos processados e coma mais frutas, verduras e legumes.

● Pare de fumar (se você fuma) - Algumas pessoas começam a comer mais depois que param de fumar, então tente fazer escolhas alimentares saudáveis. Mesmo que aumente seu apetite, deixar de fumar ainda é uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar sua saúde.

● Limite de álcool - Não beba mais do que 1 dose de álcool por dia se for mulher e não mais que 2 doses de álcool por dia se for homem.

DEVO CONSULTAR UM MÉDICO?

Sim. Se você estiver com sobrepeso ou obesidade, consulte seu médico endocrinologista ou nutrologista. Ele ou ela pode ter sugestões sobre maneiras de perder peso.

Dr Luiz Guilherme Gonçalves Bernardi - Agendamentos:

Sorocaba: (15) 3141-3732 ou (15) 99176-4480

Pilar do Sul: (15) 3278-2684 ou (15) 98134-2319