Hiperlipidemia - Níveis elevados de colesterol e triglicérides e o aumento do risco cardiovascular

Níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue, incluindo colesterol e triglicerídeos são chamados de "hiperlipidemia" ou “dislipidemia”. A hiperlipidemia pode aumentar significativamente o risco de uma pessoa ter ataques cardíacos, derrames e outros problemas graves. Para reduzir esses riscos, geralmente recomendamos que as pessoas com hiperlipidemia tentem reduzir os níveis de colesterol por meio de uma combinação de mudanças na dieta, prática regular de exercícios e medicamentos. A maioria das terapias para baixar o colesterol tem como objetivo reduzir o LDL ou o colesterol "ruim". Altos níveis de LDL podem causar aterosclerose (acúmulo de depósitos de gordura nas artérias), que é a principal causa de eventos cardiovasculares (ataques cardíacos, derrames e doenças arteriais periféricas).⠀

A hiperlipidemia pode aumentar significativamente o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares, incluindo doenças dos vasos sanguíneos que irrigam o coração (doença arterial coronariana), cérebro (doença cerebrovascular) e membros (doença arterial periférica). Essas condições acontecem quando os vasos sanguíneos ficam obstruídos com depósitos de gordura, restringindo o fluxo sanguíneo. ⠀

Outros fatores de risco para doenças cardiovasculares - Além da hiperlipidemia, há uma série de outros fatores que aumentam o risco de uma pessoa ter doenças cardiovasculares:⠀

● Diabetes mellitus;⠀

● Pressão alta (hipertensão);⠀

● Doença renal crônica;⠀

● Tabagismo;⠀

● Ter pai, mãe ou irmão que desenvolveu doença cardiovascular em uma idade jovem (≤55 anos para homens ou ≤65 anos para mulheres).⠀

Independentemente de qualquer um desses fatores estar presente, o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares aumenta com a idade. Os homens correm um risco maior do que as mulheres em qualquer idade.

- Sorocaba: (15) 3141 3732

- Pilar do Sul: (15) 3278 2684