Diabetes Mellitus Tipo 2 - Diagnóstico

Sintomas - Antes de ser diagnosticada com diabetes mellitus (DM) tipo 2, a maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma. Naqueles que apresentam sintomas, os mais comuns incluem:

● Aumento da frequência de urinar; aumento do número de vezes que acorda a noite para urinar;

● Aumento da sede;

● Visão turva;

● Aumento do apetite;

● Perda de peso não-intencional, apesar do aumento do apetite.

1) Teste aleatório de glicose sérica - Glicemia no sangue realizada a qualquer hora do dia, independentemente de quando você comeu pela última vez.

- Um nível normal de açúcar no sangue aleatório está entre 70 e 140mg/dL;

- DM - Sintomas de diabetes e um nível de açúcar no sangue aleatório ≥ 200mg/dL.

2) Glicemia de jejum - Um teste de açúcar no sangue em jejum é realizado após 8 a 12 horas de jejum à noite.

- Um nível normal de açúcar no sangue em jejum é inferior a 100 mg/dL;

- Glicemia de jejum alterada - nível de açúcar no sangue em jejum entre 100 e 125 mg/dL;

- DM - Glicemia em jejum ≥ 126 mg/dL.

3) Teste de hemoglobina glicada/A1C - O teste de sangue "A1C" mede seu nível médio de açúcar no sangue nos últimos dois a três meses.

- Os valores normais para A1C são de 4 a 5,6%;

- A1C alterada - de 5,7 a 6,4%;

- DM - A1C ≥ 6,5%.

4) Teste oral de tolerância à glicose (TOTG) - é um teste que envolve a ingestão de uma solução rica em glicose. O nível de glicose no sangue é testado antes de você beber a solução e, novamente, uma e duas horas após bebê-la.

- Intolerância à glicose - nível de açúcar no sangue de 140 a 199 mg/dL 2 horas após o TOTG.

- DM – Glicemia ≥ 200mg/dl 2 horas após o TOTG;

Glicemia de jejum alterada, A1C alterada e intolerância à glicose são chamadas de pré-diabetes. Se os resultados sugerirem diabetes, um novo teste deverá ser realizado para confirmar o diagnóstico.

1 view0 comments