Search

Diabetes Mellitus Tipo 2 - Causas



O diabetes mellitus tipo 2 é um distúrbio conhecido por interromper a maneira como o corpo usa a glicose (açúcar); também causa outros problemas na maneira como o corpo armazena e processa outras formas de energia, como a gordura.

Todas as células do seu corpo precisam de açúcar para funcionar normalmente. O açúcar entra nas células com a ajuda do hormônio insulina. Se não houver insulina suficiente ou se o seu corpo parar de responder à insulina, o açúcar se acumula no sangue. É o que acontece com as pessoas com diabetes. Os níveis elevados de açúcar no sangue podem causar problemas se não forem tratados.


Existem dois tipos diferentes de diabetes, tipo 1 e tipo 2:

● No diabetes tipo 1, o pâncreas para de produzir insulina;

● No diabetes tipo 2, o corpo para de responder aos níveis normais ou mesmo elevados de insulina e, com o tempo, o pâncreas entra em insuficiência e deixa de produzir insulina;


CAUSAS DE DIABETES TIPO 2

Acredita-se que o diabetes tipo 2 seja causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

● Causas genéticas – Presença de um membro da família com diabetes tipo 2 ou outros problemas médicos associados à diabetes, como níveis elevados de colesterol, pressão alta ou obesidade.

O risco ao longo da vida de desenvolver diabetes tipo 2 é 5 a 10 vezes maior em parentes de primeiro grau de uma pessoa com diabetes em comparação com uma pessoa sem histórico familiar de diabetes. A probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 é maior em pessoas de ascendência africana e asiática.

● Fatores de estilo de vida – Não seguir uma dieta saudável e sedentarismo podem levar ao ganho de peso, que aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

● Gravidez - Mulheres que desenvolvem diabetes gestacional durante a gravidez têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.


Agende uma consulta:

- Sorocaba: (15) 3141 3732

- Pilar do Sul: (15) 3278 2684

0 views0 comments