Circunferência Abdominal e obesidade visceral - Aprenda a aferir a sua circunferência abdominal

Circunferência Abdominal - Além de medir o IMC, aferimos a circunferência abdominal em pacientes considerados com sobrepeso ou obesidade para avaliar a obesidade abdominal/visceral.⠀ A circunferência abdominal é uma medida da obesidade abdominal/visceral e fornece informações de risco independentes que não são contabilizadas pelo IMC.⠀ A circunferência abdominal ≥102 cm para homens e ≥88 cm para mulheres é considerada elevada e indicativa de risco metabólico aumentado em comparação a pacientes obesos porém com circunferência abdominal normal. ⠀ Há variabilidade populacional nos valores de circunferência da cintura que predizem risco aumentado. Por exemplo, em pacientes de etnia asiática, uma circunferência da cintura ≥80 cm em mulheres e ≥90 cm em homens é considerada anormal.⠀ Para medir a sua circunferência abdominal de forma correta, a fita métrica deve ser passada entorno do abdômen, numa posição que fica, geralmente, logo acima do umbigo.⠀ Pacientes com obesidade abdominal (também chamada de adiposidade central, visceral, andróide ou obesidade do tipo masculino) têm maior risco de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, triglicérides alto, colesterol bom baixo, doença hepática gordurosa e têm maiores taxas de mortalidade geral.⠀ E ae, aferiu sua circunferência abdominal? Curta, comente e compartilhe o post! Marque um amigo(a) que possa se interessar pelo assunto!⠀

- Sorocaba (15) 3141 3732

- Pilar do Sul (15) 3278 2684